Logo do repositório
Comunidades e Coleções
Tudo no DSpace
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Poesia alemã"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Poemes et romans
    (Hachette, 1860) Goethe, Johann Wolfgang von
    Johann Wolfgang Von Goethe (1749-1832) foi um dos mais importantes escritores da Alemanha e do Romantismo europeu. Nasceu em 28 de agosto de 1749 em Frankfurt am Main, Alemanha. Oriundo de família abastada, foi educado em sua casa primeiramente por seu pai e depois por tutores. Dentre as disciplinas que lhe foram ensinadas constaram latim, grego, francês, inglês, italiano, ciências, religião e desenho. Fez, além disso, aulas de violoncelo, piano, esgrima, dança e equitação. Seu contato com a literatura deu-se desde a infância; sua família tinha uma biblioteca com mais de dois mil livros. Influenciado pelo pai, Goethe estudou Direito na Universidade de Leipzig de 1765 à 1768. Em 1769, publicou Neue Lieder, sua primeira antologia de poemas. Estudou na Universidade de Estrasburgo, na Alsácia, de 1770 à 1771. Em 1772, obteve o título de Doutor e retornou para Frankfurt para ser nomeado advogado da Câmara Imperial. Já magistrado em Wetzlar, escreveu o poema Geistesgrus, em 1773, que foi traduzido por Madame de Staël. Em 1774, publicou Die Leiden des jungen Werthers (Os sofrimentos do jovem Werther), obra que o tornou conhecido em toda a Europa. Nesse período, Goethe começa a escrever sua obra mais conhecida, Fausto. Publicaria depois textos importantes como: Die Wahlverwandschaften (As afinidades eletivas, 1809), Wilhelm Meisters Lehrjahre (Os Anos de Aprendizado de Wilhelm Meister, 1807) e Italienische Reise (Viagem à Itália). Neste volume, encontram-se reunidos poemas e romances de Goethe traduzidos por Jacques Porchat, professor de Direito, Retórica e Literatura Latina na Académie de Lausanne. Dele constam os poemas Hermann e Doroteia (Hermann und Dorothea, 1798), Achilléide (Achilleis, 1799) e o Romance de Renart (Reineke Fuchs, 1794), dedicado a um dos heróis do imaginário medieval e quase inteiramente calcado, segundo Benjamin Laroche, em Reynke de vos (1498) atribuída a Nicolaus Baumann (cf. p.87), e os romances Os Sofrimentos do Jovem Werther, romance epistolar de enorme importância para o Romantismo, com o suicídio do amante desafortunado, e As Afinidades Eletivas. Neste último, Goethe traça um paralelo entre processos químicos e as relações amorosas. “Afinidades Eletivas” seriam uma doutrina baseada nos trabalhos científicos de Étienne François Geoffroy e Torbern Olof Bergman. Goethe apropria-se deles para provar que as afinidades respeitam uma lei natural, que nos seres humanos é fruto da psique e que exerceria grande influência nos relacionamentos amorosos. No caso do referido romance, o descompasso entre o casal inicial Edouard e Charlotte, face à chegada de Odile e do capitão, seria a prova real da teoria de que se serve Goethe.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Poésies diverses, pensées. divan oriental-occidental : avec le commentaire
    (Hachette, 1883) Goethe, Johann Wolfgang von
    Johann Wolfgang Von Goethe (1749-1832) foi um dos mais importantes escritores da Alemanha e do Romantismo europeu. Nasceu em 28 de agosto de 1749 em Frankfurt am Main, Alemanha. Oriundo de família abastada, foi educado em sua casa primeiramente por seu pai e depois por tutores. Dentre as disciplinas que lhe foram ensinadas constaram latim, grego, francês, inglês, italiano, ciências, religião e desenho. Fez, além disso, aulas de violoncelo, piano, esgrima, dança e equitação. Seu contato com a literatura deu-se desde a infância; sua família tinha uma biblioteca com mais de dois mil livros. Influenciado pelo pai, Goethe estudou Direito na Universidade de Leipzig de 1765 à 1768. Em 1769, publicou Neue Lieder, sua primeira antologia de poemas. Estudou na Universidade de Estrasburgo, na Alsácia, de 1770 à 1771. Em 1772, obteve o título de Doutor e retornou para Frankfurt para ser nomeado advogado da Câmara Imperial. Já magistrado em Wetzlar, escreveu o poema Geistesgrus, em 1773, que foi traduzido por Madame de Staël. Em 1774, publicou Die Leiden des jungen Werthers (Os sofrimentos do jovem Werther), obra que o tornou conhecido em toda a Europa. Nesse período, Goethe começa a escrever sua obra mais conhecida, Fausto. Publicaria depois textos importantes como: Die Wahlverwandschaften (As afinidades eletivas, 1809), Wilhelm Meisters Lehrjahre (Os Anos de Aprendizado de Wilhelm Meister, 1807) e Italienische Reise (Viagem à Itália). Este volume reúne uma primeira parte consagrada à poesia lírica de Goethe, com suas canções, sonetos, baladas, parábolas e epigramas traduzidos em prosa poética por Jacques Porchat, professor de Direito, Retórica e Literatura Latina na Académie de Lausanne. A essa primeira parte, intitulada Poesias, somam-se os Pensamentos, divididos em Pensamentos em rima e Pensamentos em prosa, ambos também traduzidos em prosa poética. Por fim, o volume ainda compreende o Divan oriental-ocidental (West-östlicher Divan), doze livros de poemas publicados a partir de 1819-1827, cada um com um título oriental e um título em alemão. É uma coleção lírica inspirada pelos temas da poesia Sufi persa de Hafez de Shiraz (1320-1389), que Goethe descobriu em 1814 na tradução alemã do orientalista austríaco Joseph von Hammer-Purgstall, publicada em 1812. Muitos dos poemas deste volume provêm também da correspondência com Marianne von Goethe Willemer, que compôs alguns deles, retocados por Goethe antes de incluí-los na parte intitulada “Suleika”.
Parceiros
Coordenadoria Geral de BibliotecasCentro de Documentação e Memória da UNESPCentro de Documentação e Apoio à PesquisaCentro de Documentação e Apoio à Pesquisa HistóricaArquivo Público do Estado de São PauloBiblioteca Mario de AndradeFundação Biblioteca NacionalInstituto Martius StadenPrefeitura de São Paulo
Projeto
Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

UNESP © 2022

  • Configurações de Cookies
  • Enviar uma Sugestão