Karl Marx' ökonomische Lehren
Carregando...
Data
1922
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Dietz : Buchh. Vorwärts
Resumo
"Karl Marx nasceu em 5 de maio de 1818 em Trier, na Alemanha, vindo a falecer em 14 de março de1883, em Londres. Estudante aplicado, Marx estudou Direito em Bonn e Berlim, tendo posteriormente escrito uma tese de doutorado em Filosofia, na qual comparou os pontos de vista de Demócrito e Epicuro. De seus vários escritos mais antigos, destacam-se especialmente quatro: Contribuição para a Crítica da Filosofia do Direito de Hegel [1843]; Sobre a questão Judaica [1843]; Manuscritos Econômico-Filosóficos [1844]; Teses sobre Feuerbach [1845]. Revolucionário, sociólogo, historiador e economista, publicou, com Friedrich Engels, Manifest der Kommunistischen Partei [Manifesto do Partido Comunista], em 1848, o mais celebrado panfleto da história do movimento socialista, conhecido simplesmente como Manifesto Comunista. Foi também autor da mais importante obra do movimento que decorre de seu nome, Das Kapital [O Capital], dividida em três tomos. Estes e outros escritos de Marx e Engels formam toda a base do corpo de pensamento conhecido como marxismo.
A obra em pauta, cujo título original completo em alemão diz: Karl Marx’ ökonomische Lehren. Gemeinverständlich dargestellt und erläutert von Karl Kautsky [As doutrinas econômicas de Karl Marx, apresentadas e discutidas à maneira do senso comum por Karl Kautsky], foi pela primeira vez publicada em 1887 e revista pelo autor em 1903. A presente edição, de 1922 [Stuttgart: J. H. W. Dietz Nachfolger], é a 22a. Além dos prefácios às primeira, quarta e oitava edições, o conteúdo do presente escrito compõe-se de três partes, cuja primeira é subdividida em três capítulos, a segunda em dez e a terceira em sete. A primeira parte atem-se aos tópicos “mercadoria, dinheiro, capital” [Ware, Geld, Kapital], a segunda, por sua vez, ao da “mais-valia” [Mehrwert], e a terceira, por fim, a “Salário e ”lucros” [Arbeitslohn und Kapitaleinkommen].
Obra de vastíssima penetração em nível mundial [já o demonstra o fato de seus primeiros trinta e cinco anos de publicação contarem com vinte e duas edições], As Doutrinas Econômicas de Karl Marx, apresentadas e discutidas à maneira do senso comum por Karl Kautsky dispõem a obra marxiana como constituindo essencialmente uma teoria econômica. Kautsky enfatizou a crescente pauperização da classe operária e o aumento do grau de concentração capitalista. Rejeitando a ideia de uma aliança entre operariado e campesinato, ele acreditava que a derrubada do Estado capitalista e a tomada do poder político pela classe operária poderiam realizar-se de forma pacífica, sem o solapamento das estruturas já existentes. Seja como for, sua obra aqui em pauta contempla não só os principais conceitos da teoria econômico-política de Marx ― tais como: a produção da mercadoria; valor de uso e valor de troca; funções adicionais do dinheiro; a fonte da mais-valia; o processo de produção; o papel do capital na formação do valor; o grau de exploração da mão-de-obra; mais-valia e lucro; a conversão da mais-valia em capital ―, como seu enfeixamento num todo objetivamente sistemático."
Descrição
Gemeinverständlich dargestellt und erläutert von Karl Kautsky
22.ed.
22.ed.