Sobre o acervo Furio Franceschini


O maestro Furio Franceschini nasceu em Roma, a 04 de abril de 1880, e fez sua formação musical na Itália, França e Bélgica, onde foi aluno de grandes mestres como Setaccioli, Charles-Marie Widor e Vincent D’Indy. Mudou-se para o Brasil em 1904 e naturalizou-se em 1914. Foi regente, organista, compositor, professor, além de Mestre de Capela e organista titular da Catedral da Sé entre 1908 e 1976, ano de sua morte. Franceschini foi figura destacada no panorama das atividades musicais de sua época e como compositor escreveu mais de 600 peças para diversas formações. Foi um dos responsáveis pela fundação da Academia Brasileira de Música, na qual ocupa a cadeira 28, cujo patrono é Ernesto Nazareth.

Seu acervo foi adquirido pela UNESP em 1979 e conta com partituras para canto coral, para órgão e orquestra, seus manuscritos como composições, arranjos e transcrições, métodos para estudo de órgão, improvisação e acompanhamento, além de textos didáticos sobre análise musical, contraponto, harmonia.

As partituras em domínio público estão disponibilizadas em formato PDF, juntamente com um trecho do áudio em formato MID gravado em teclado digital. A preservação, digitalização e disponibilização da coleção foram viabilizadas pela FAPESP.

Collections in this community