Obras Especiais da Unesp: Sobre o acervo


A Unesp, através do Programa Preservação e Memória Social inicia o projeto de digitalização de Obras especiais pertencentes ao acervo das 32 bibliotecas existentes nas Unidades Universitárias, em diversas áreas de conhecimento e publicadas anteriormente a 1900, possibilitando assim aos pesquisadores e demais interessados, o acesso a obras importantes e que foram agrupadas conforme o assunto e relevância, formando diferentes coleções, das quais destacam-se:

A Linguagem Matemática e a Ciência: Geografia, Física e Geologia – os livros constantes nesta coleção apresentam como características serem descritivos e se estruturarem como manuais, e são testemunhos da história da ciência e as formas de expor esse conhecimento em uma determinada época.

Documentos Interessantes – coleção composta por 95 volumes e intitulada Documentos Interessantes para a História e Costumes de São Paulo, foi idealizada por Antonio de Toledo Piza, em 1894 e publica documentos de naturezas distintas e temas variadíssimos, alguns originalmente manuscritos no final do século XVII e início do XIX e a maioria do século XVIII, sob a guarda do Arquivo do Estado de São Paulo ou de prestigiosas famílias paulistas, que contassem histórias de São Paulo colonial.

Entomologia - conjunto de obras de peso nas áreas básicas e essenciais de taxonomia, fisiologia e biologia de insetos, com conteúdo sempre atual, e "imune" à passagem do tempo. Várias destas obras são ricas em ilustrações, incluindo-se aqui aquelas que apresentam ainda pranchas coloridas, de qualidade inquestionável.

Filósofos e polêmicas oitocentistas - acesso a obras clássicas, em edições originais e antigas, várias delas dificilmente encontradas em bibliotecas especializadas no Brasil, franqueando ao pesquisador textos que podem ser cotejados com versões mais recentes e, desse modo, auxiliar o esclarecimento de renitentes questões interpretativas.

Literatura, Cultura e Política Brasileira - Do acervo digitalizado algumas obras, em especial as didáticas e de latinidades, se prestam a traçar a história da língua e literatura latina, do livro didático e da leitura, em Portugal e no Brasil.

Sub-communities within this community

  • Dicionários e Gramáticas

    As obras incluídas neste acervo são gramáticas e dicionários publicados entre os anos de 1793 e 1922.
  • Literatura

    O texto literário muitas vezes registra e permite a identificação das marcas do momento em que foi escrito bem como nos traz inform ações sobre o modo de viver e pensar em determinado grupo, período ou espaço geog ráfico. ...

Collections in this community